Há trezes anos, a produtora Ori Imagem e Som se destaca como uma referência na criação e produção de conteúdo audiovisual que valoriza a diversidade racial e cultural. Com sede em Salvador e São Paulo, a produtora é uma empresa vocacionada em conteúdos culturais identitários, especializada em obras que exploram temáticas sociais de relevância artística, produzindo desde longas e curtas-metragens até séries de ficção , documentários e formatos.
A Ori foca na criação de histórias que emocionam e se conectam com o público, conciliando produções comerciais e independentes que deixam uma marca significativa no cenário audiovisual brasileiro. Sua missão é amplificar vozes, transformar narrativas e levar às telas a pluralidade de experiências e vivências que compõem o tecido social
Desde sua fundação, a Ori tem impulsionado projetos premiados em festivais nacionais e internacionais, como o documentário “Poesia Azeviche” (2018), que circulou pelos maiores festivais de documentários musicais no Brasil, e “Motriz” (2018), exibido em mais de 30 festivais Nacionais e Internacionais, licenciado para o Canal Brasil e vencedor de dez prêmios. Em seu portfólio, inclui obras como “Marlindo Paraíso e a Kombi do Amor” (2016),que ganhou duas vezes como melhor curta-metragem nacional no Fecim Muqui 2016 (ES, BRA) e Cinecreed (PE-BRA), e foi licenciado ao Cine Brasil TV. “Através da Cidade Invisível” (2022), com exibições em festivais de renome nacionais e Internacionais indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023 na categoria de documentário, ganhou o Prêmio Aquisição SESCTV como Melhor Filme Brasileiro de Diretor Estreante, participou do 33º Curta Kinoforum, ganhou menção honrosa no Festival Primeiro Plano 2022 e tem circulado por festivais como 26º Mostra de Cinema de Tiradentes, Mostra Amor ao Cinema Cinesesc e Festival de Cinema de Guiba/ RS.Mais recentemente, o curta de terror psicológico “Estamos Sozinhos”, estreou na 35ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e segue encantando plateias por festivais nacionais.
Com uma visão voltada para o futuro, a Ori está em fase de finalização de dois documentários de longas-metragem : “Vovó Cici vai ao Benin: Novos Mensageiros entre Dois Mundos”, que explora a conexão entre Bahia e Benin, e “Um Percurso Sobre o Corpo e Ancestralidade” sobre a multiartista Inaicyra Falcão, ambos em parceria com FSA e com lançamento previsto para 2025. Além disso, a produtora está em captação para seu primeiro longa de ficção, “O Baiano Precisa Ser Estudado”, que recentemente ganhou edital da Lei Paulo Gustavo Bahia e conta hoje com 40% do orçamento financiado.
Com uma trajetória consolidada e um olhar sempre atento às tendências e inovações do mercado audiovisual, a Ori continua a contar histórias que importam, atingindo um público diverso e levando mensagens de impacto por meio da arte e do entretenimento.
Nosso time
Conheça nossa EQUIPE
Tom Pinheiro
CEO E FUNDADOR / PRODUTOR EXECUTIVO, CRIATIVO, CINEASTA E ROTEIRISTA
Juliana Souza
Roteirista, Analista de desenvolvimento e Negócios
Jaqueline Pimentel
Produtora Executiva, Diretora de Produção
Keila Godim
Artista visual e Designer
Roger Cipo
Fotógrafo, diretor, Pesquisador e Influencer
Igor Correia
Roteirista, Diretor e Pesquisador
Matheuzza
ROTEIRISTA E PESQUISADORA
Matheuzza
ROTEIRISTA E PESQUISADORA
Matheuzza é atriz, autora-roteirista e diretora que trabalha entre o audiovisual e o teatro. Seu primeiro roteiro de longa “Mares” foi finalista do Cabíria Festival 2022 na categoria de ficção e premiado com o Prêmio Selo ELAS no mesmo festival. Atuou como assistente de roteiro no desenvolvimento da obra seriada “TEZ” das roteiristas Renata Martins e Jaqueline Souza através de edital de fomento de Desenvolvimento de Obras Seriadas da SPCine em 2022. Ministrou aulas de roteiro pela SPcine. Em 2023, atuou como curadora do Cabíria Festival 2023 na categoria Lab Longa-Metragem. O novo projeto de longa-metragem escrito entre Salvador e a Philadelphia, Overbrook foi selecionado para integrar o IV Laboratório Griot 2023 , realizado em Curitiba, Paraná e para GIRA.AFROLAB 2024, Pitching do Encontro de Cinema Zózimo Bulbul . Ainda em 2023, seu projeto para obra seriada baseado na ideia original do longa-metragem MARES foi um dos 16 selecionados (1ª Etapa) e um dos 8 selecionados (2ª Etapa), recebendo um prêmio no valor total de R$23.000,00 para desenvolvimento do projeto no Laboratório Negras Narrativas (Nacional) 2023 realizado pela Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) com patrocínio da Amazon Studios. Atualmente integra a equipe de curadores do FRAPA Festival 2024 na categoria de Argumentos de Ficção.
Igor Correia
Roteirista, Diretor e Pesquisador
Igor Correia é roteirista e diretor, formado em Comunicação Social e Cinema pela Uni FTC e em criação de Séries de TV pela Usina do Drama (2020). Autor do livro A Casa dos Assassinos e roteirista do curta de terror “Medo Além da Tela”, financiado pelo Prêmio Conceição Senna de Audiovisual 2020. É criador da série de ficção “O Filho do Pastor”, com roteiro finalista do FRAPA 2021 e selecionado nos labs Usina do Drama e 3º FRAPA [LAB]. Atuou como roteirista colaborador na série de animação “Jamila, Aprendiz de Astronauta”, da Giro Planejamento Cultural, no documentário “IJÓ DUDU – Memórias da Dança Negra na Bahia” da Modupé Produtora e como assistente de roteiro em série de ficção na Boutique Filmes. É roteirista e diretor do curta de terror “Estamos Sozinhos”, financiado pelo Edital Setorial do Audiovisual 2019, em fase de distribuição.
Roger Cipo
Fotógrafo, diretor, Pesquisador e Influencer
Em construção
Keila Godim
Artista visual e Designer
Bacharela em Design Gráfico e Produto pela Universidade do Estado da Bahia. Com atuação no mercado e em projetos culturais e identidade visual há 5 anos. Artista visual criadora do “Colagem Preta”, uma produtora de colagens digitais afrocentrada e premiada como artista visual no Projeto Preto é Rei. Possui cursos profissionalizantes em Gestão de Mídias Sociais, Fotografia, Ux Design e Gestão de Projetos. Ao longo de sua carreira, teve a oportunidade de contribuir como designer para empresas e projetos como Bloco Afro Olodum, Prefeitura de Salvador, Marie Claire, Ministério Público da Bahia, Instituto Goethe, Fundação Gregório de Matos, Mostra Lugar de Mulher é No Cinema, Tenda Cine, Festival Feira Preta e Festival Zona Mundi.
Jaqueline Pimentel
Produtora Executiva, Diretora de Produção
Natural de Salvador, Jaqueline Pimentel é uma produtora reconhecida por sua versatilidade e expertise em diferentes áreas da produção. Formada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Integrada da Bahia, Jaqueline também possui especialização em Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias, o que complementa sua formação e enriquece sua atuação no setor. Com mais de dez anos de experiência, vem construindo uma carreira sólida atuando como produtora executiva, produtora de elenco e produtora local em diversos projetos cinematográficos. Destacam-se em seu portfólio os filmes “O Retirante”,(2022) “Bombas”(2022), “Solidões”(2023), “Brotar do Impossível Chão “(2023) ainda em montagem, e em produção do documentário “Nazistas do Espírito Santo” (2024), onde exerceu um papel fundamental na organização e execução das produções. Sua habilidade em gerenciar equipes e orçamentos, aliada ao seu conhecimento em desenvolvimento de set, garantiu a excelência na realização de cada projeto. Além de sua atuação em cinema, é proprietária da MY PRODUÇÂO, uma produtora independente que se dedica às demais produções e desenvolvimento pessoal. A paixão pela produção cultural também se reflete em seus trabalhos mais recentes com a cantora Ellen Oléria, onde é responsável pela produção artística e operacional. Jaqueline complementa sua formação com diversos cursos em áreas como consultoria de imagem, marketing de moda e processos criativos, o que a torna uma profissional multifacetada e apta a enfrentar os desafios da produção audiovisual contemporânea. Com um olhar atento aos detalhes e uma profunda compreensão do mercado, ela se destaca como uma escolha ideal para projetos cinematográficos que buscam inovação e qualidade.
Juliana Souza
Roteirista, Analista de desenvolvimento e Negócios
Juliana Souza é escritora e roteirista, trabalha em produtoras audiovisuais há mais de 9 anos como Bossa Nova Filmes, Paris Filmes e Boutique Filmes na área de pós-produção e desenvolvimento de projetos. Formou-se em Comunicação Social com especialidade em Rádio e TV pela FIAM-FAAM e Roteiro para Série de TV na Academia Internacional de Cinema. Já trabalhou em filmes e séries de sucesso como: Rota 66 – A Polícia Que Mata (Globoplay), Mila no Multiverso (Disney+) e nos documentários Elize Matsunaga (Netflix) e PCC – Poder Secreto (HBO). Fez intercâmbio nos Estados Unidos em 2017, onde morou por 2 anos em Seattle e estudou Escrita Criativa na faculdade de Bellevue.
Atualmente trabalha na área de pós-produção na Paranoid Br, em projetos como a série de sucesso na Netflix – DNA do Crime, segunda temporada, no longa metragem Funk – Baile de Favela e na nova série true-crime de ficção para o Prime Video chamada Tremembé, todas com estreias para 2025.
Tom Pinheiro
CEO E FUNDADOR / PRODUTOR EXECUTIVO, CRIATIVO, CINEASTA E ROTEIRISTA
É CEO e Fundador da Ori Imagem e Som Produções Cinematográfica, Cineasta, Produtor Executivo e Roteirista. Mestre em Estudos Étnicos e Africanos pela (UFBA), com pesquisa nas áreas de cinema africano e narrativas cinematográficas. Graduado em Comunicação em Multimeios pela PUC-SP. Estudou Direção Cinematográfica na AIC (Filmworks) e no La Film – Latin American Institute. Tem 18 anos de experiência no mercado audiovisual, dirigiu dois longas-metragens documentais: “Um Percurso sobre o Corpo e Ancestralidade”, atualmente em produção e “Vovó Cici vai ao Benim”, que está em fase de finalização, realizados em parceria com o FSA/ANCINE. Ao longo da carreira, dirigiu seis curtas-metragens, um média-metragem, e finalizou seu primeiro curta de terror slasher. Atualmente, está em processo de captação do primeiro Longa Metragem de Ficção uma comédia romântica que ja conta com 40% do financiamento.É associado à APAN (Associação de Profissionais do Audiovisual Negro).
Durante três anos, foi Coordenador e Produtor Executivo Criativo no núcleo de conteúdo da Mandacaru Filmes, onde colaborou na criação de mais de 46 conteúdos e viabilizou a captação e produção de 16 deles através de editais públicos e privados. Como produtor executivo, produziu 20 curtas-metragens de ficção e documentário, quatro séries documentais e 10 telefilmes documentários para televisão aberta e fechada.
Atuou como Produtor de Desenvolvimento e Negócios na Boutique Filmes durante 2021 e 2022, produtora responsável pela primeira produção Original Netflix “3%” (Netflix), também produziu obras como “Rota 66” (Globoplay), “Elize Matsunaga” (Netflix), “PCC” (HBO), “Flor de Lis” (Globoplay), “O Negociador” (Prime Video) e “Mila no Multiverso” (Disney+). Em 2022, assumiu o cargo de Produtor de Negócios na Boutique Filmes, contribuindo para as séries “Mal Me Quer” (3ª Temporada, WBD- 2024), “Mila no Multiverso 2- 2024” (Disney Channel), “Passinho – O Ritmo dos Sonhos”2025 (Disney+), “Sutura” 2024 (Prime Video) e “ Narrativas Negras – 2024” (WBD).Também atuou em coproduções internacionais com México, Espanha, Portugal e EUA. Altamente qualificado no gerenciamento de vários projetos simultaneamente. Tem Experiência em desenvolvimento, estratégias de financiamento, negociação de acordos com Canais, distribuidores, coprodutores internacionais e talentos no setor de entretenimento.